Mostra Competitiva Ibero-Americana
Domício Grillo é comunicador e músico. Há 19 anos trabalha na TVE-RS, apresentando e editando programas de cultura como Radar, Estação Cultura, Tv Cine e Curtas TVE. Também mantém o canal Corjatv no Youtube, em que fala sobre cultura pop e sociedade.
Márcia Deretti é produtora e curadora da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico e do Dia Internacional de Animação de Goiânia. É sócia-fundadora da MMarte produções e da Escola Goiana de Desenho Animado, por meio das quais realiza filmes, eventos e projetos de formação em animação. Co-dirigiu os curtas-metragens “O Ogro” (2011), “O Evangelho Segundo Tauba e Primal” (2018) e “O Retrato do Mal” (2021), adaptações de histórias clássicas do quadrinho nacional.
Marina Kerber é multiartista e mestra em audiovisual pela USP. Atua, principalmente, nas funções de direção, direção de arte e animação. Participou de festivais com filmes como “Eu Prefiro Sem Sementes” e “O Céu da Pandemia” (Festival de Cinema de Gramado, Fantaspoa, Festival Monstra, MUMIA, entre outros). É membra do Coletivo Macumba Lab e ministra oficinas de animação para iniciantes.
Mostra Competitiva Internacional
Beatriz Saldanha é pesquisadora, curadora e cineasta, escreve artigos para catálogos de mostras, livros e para a revista Les Diaboliques. Participa de curadorias e júris de diversos festivais voltados ao gênero fantástico. Fez o curta-metragem “Jérôme: Um Conto de Natal”, lançado como parte da “Antologia da Pandemia”, e trabalha atualmente na pré-produção de “Diamanda”, um segmento do longa-metragem “Histórias Estranhas 2”.
Fernando Sanches tem mais de 23 anos de experiência no mercado audiovisual, atuando como diretor e roteirista, e se destaca por uma visão multidisciplinar visando a experimentação tanto na narrativa quanto na forma. Dirigiu diversos videoclipes, 5 curtas e 2 longas. Foi premiado em festivais como Leão de Ouro no Cannes Lion Festival, Clio Awards, Animamundi, Profissionais do Ano da Rede Globo e Fantaspoa.
Renné França é diretor e roteirista. Professor de Cinema e Audiovisual do Instituto Federal de Goiás e pós-doutor em Comunicação Social, também é crítico de cinema e autor do livro “Introdução ao Roteiro para Cinema: da ideia ao argumento”. No Fantaspoa, ganhou o prêmio de Melhor Filme pelo longa-metragem de terror “Terra e Luz”, em 2017.
Mostra Competitiva de Animação
Demian Rugna é diretor e roteirista argentino. Especializado em cinema fantástico, esteve presente no Fantaspoa com filmes como “Malditos Sejam” (co-dirigido com Fabián Forte), vencedor do prêmio de Melhor Filme em 2011, “Você Não Sabe Com Quem Está Falando”, e “Aterrorizados”, eleito melhor filme ibero-americano na edição 2018. Atualmente, está trabalhando no remake norte-americano de “Aterrorizados”, com produção de Guillermo Del Toro.
Mike McCutchen é cineasta norte-americano e já atuou nas mais diversas áreas da indústria cinematográfica, como direção, efeitos visuais, arte, locações e até mesmo atuação. Fez parte da equipe de grandes filmes, como “Sin City”, “Transformers”, “Pequenos Espiões”, “Um Drink no Inferno”, “Machete” e “Alita”, além de participar da série “Fear The Walking Dead”. Atualmente, ele está preparando seu próximo longa-metragem como diretor, “A Game In The Woods”.
Pedro Rivero é diretor e roteirista espanhol. Em sua carreira, ganhou mais de 70 prêmios, com obras como "A Crise Carnívora", "Birdboy" e "Psiconautas, as Crianças Esquecidas", além do roteiro do elogiado "Sangre de Unicornio". Em 2020, o talento de Pedro ficou conhecido para muito além do circuito de festivais de cinema: “O Poço”, cujo roteiro é de sua autoria, foi lançado na Netflix e tornou-se um dos lançamentos mais vistos no mundo naquele ano.
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
Júri da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul)
André Kleinert integrou a diretoria e foi programador do Clube de Cinema de Porto Alegre por mais de 10 anos. Escreve regularmente sobre cinema e desde 2006 mantém o blog Antidicas de cinema (www.antidicasdecinema.blogspot.com), além de escrever para a publicação impressa Zinematógrafo. Integrou júris de festivais de Gramado e Cinessera. É autor, junto com Hiron Goidanich, da edição atualizada da “Enciclopédia dos quadrinhos” – editada em 2011 pela L&PM.
Caroline Zatt da Silva é mestre em Ciências da Comunicação - Mídias e Processos Audiovisuais pela Unisinos e especialista em Arqueologia e Patrimônio pela PUC-RS. Jornalista cultural e membro da ACCIRS, é editora dos cadernos Panorama e Viver do Jornal do Comércio. Prêmio Press 2017 de Repórter de Jornal/Revista do Ano - Troféu Sistema Fecomércio. Já foi jurada em concursos, festivais e prêmios audiovisuais, literários e musicais.
Daniela Strack é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Trabalha como Assistente de Direção Cinematográfica desde 2012, com destaque para os longas-metragens "Tinta Bruta" (2018), "Raia 4" (2019) e "A Nuvem Rosa" (2021). É co-fundadora do cineclube Academia das Musas, membra da ACCIRS e foi presidente da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS) na gestão 2019/2021.
JÚRI POPULAR
Repetindo a bem-sucedida iniciativa da edição passada, o XVII Fantaspoa terá um júri composto por fãs do festival, que foram selecionados através de um concurso divulgado nas redes sociais. O Júri Popular determinará os ganhadores dos Prêmios do Público no XVII Fantaspoa.
Jurados dos Longas-Metragens: Brenda Noato, Carolina Moreira e Eduardo Lenhardt.
Jurados dos Curtas-Metragens: André Assis, Bruna Altafini e Rayane Martins.