• Atividades
    1. Debate Mulheres no Cinema
    2. Debate LGBTTQI+ no Cinema
    3. Sessão Musicada, por Quarto Sensorial
    4. Festa Fantaspoa Toda La Noche à Fantasia
  • Debates
  • Cursos
    1. Caracterização no Cinema Fantástico, com Britney Federline
    2. A Nuvem Rosa - Sci-Fi, Drama de Casal ou Premonição, com Iuli Gerbase
    3. Faça Seu Filme (Quase) Sem Dinheiro, com Felipe M. Guerra
    4. O Sangue Cinematográfico - da manufatura ao uso em cena de efeito, com Kapel Furman
    5. O Gótico Feminino no cinema brasileiro dos anos 1950, com Laura Loguercio Cánepa
    6. Curta-Metragem - da Ideia Inicial ao Filme Pronto, com Fernando Sanches
    7. Adaptações Cinematográficas, com Lourenço Mutarelli
    8. Ideia, Roteiro e Financiamento - Como Chegar Lá, com Rafaella Costa
    9. Vivências no Cinema Brasileiro, com Silvero Pereira
    10. Laranja Mecânica - os 50 anos do clássico de Stanley Kubrick, com Roger Lerina
    11. Atuação no Cinema Fantástico, com Luciana Paes
    12. O Rádio e o Fantástico - de Orson Welles ao Podcast, com Dane Taranha
    13. Terror Feminista, com Cíntia Domit Bittar
    14. Começando do zero - a Criação de Conteúdo Audiovisual na Internet, com Johnny Klein
  • O Festival
    1. História
    2. Equipe
    3. Jurados
    4. Edição 2020
    5. Edição 2019
    6. Edição 2018
    7. Edição 2017
    8. Edição 2016
    9. Edição 2015
    10. Edição 2014
    11. Edição 2013
    12. Edição 2012
    13. Edição 2011
  • Informações
    1. Como assistir
    2. Contribua
    3. Contato
    4. European Fantastic Film Festivals Federation
  • Apoiadores Culturais
  • Lojinha
  • Curtas-metragens
    1. Nacionais
    2. Internacionais Live-Action
    3. Internacionais Animação
  • Longas-metragens
    1. Competição Internacional
    2. Competição Ibero-Americana
    3. Competição de animação
    4. Especiais
  • Curtas de A a Z
    1. Longas de A a Z
      1. História

        No ano de 2005, surgiu a ideia de promover um festival na cidade de Porto Alegre dedicado ao gênero fantástico (ficção científica, fantasia e horror). Este tipo de evento, até então era inédito no Brasil.

        O grupo apresentou o projeto para duas instituições responsáveis por salas de cinema de Porto Alegre, que aceitaram realizar o festival em conjunto com o Clube de Cinema de Porto Alegre. O evento, naquela época, foi denominado "I Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre".

        A cada ano, o evento cresce em importância e aumenta o interesse do público espectador em torno de sua programação dinâmica, atraindo uma grande atenção da mídia e provocando inserções em diversos veículos de comunicação, tais como jornais, revistas, rádio, tv e internet.

        No primeiro ano, foram exibidos 15 filmes, em 6 dias, para um público de 800 espectadores. Em 2006, houve a incorporação da terceira sala de cinema e a realização de uma mostra competitiva de curtas e cursos. Nessa edição, foi feita uma homenagem especial ao mestre brasileiro, José Mojica Marins, o conhecido Zé do Caixão, com a apresentação de uma retrospectiva da obra do cineasta, tendo contado com a presença da filha do diretor – Liz Vamp –, que recebeu a homenagem representando o diretor, que trabalhava no seu mais novo filme, “Encarnação do Demônio”. Foram exibidos 20 longas e 12 curtas ao longo de 6 dias. O público foi de 1.500 espectadores.

        No ano de 2007, o Festival passou a ter um nome mais atrativo: FANTASPOA. Realizamos a primeira mostra competitiva internacional de curtas de cinema fantástico no Brasil. A edição recebeu filmes de mais de 30 diferentes países. Foram exibidos 30 longas e 22 curtas em 10 dias nas três salas de cinema. O público foi de 2.800 espectadores, muitos vindos do interior do Rio Grande do Sul e de outros estados, organizados em caravanas.

        Em 2008, cresceu a dedicação dos organizadores e foi realizada em Porto Alegre a maior mostra competitiva de longas-metragens de um festival de gênero da América Latina. 42 filmes foram exibidos em competição. Um total de 300 filmes, entre longas e curtas ocuparam 6 salas de cinema da Capital ao longo de 15 dias.

        É válido ressaltar, ainda, que o FANTASPOA esteve presente, durante o ano de 2008, em outros festivais. A seleção Fantaspoa 2006/2007 foi exibida no ano de 2008 em quatro outros festivais: no Riofan (Rio de Janeiro), no Rojo Sangre (Argentina), no Macabro (México) e no Mise-en-Scene’s Short Film Festival (Coréia do Sul). Além de ter efetuado a captação de filmes em diversos países, através de seus representantes, em festivais de grande porte na Europa, como o 30º Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, na França, o Fantasporto, em Portugal, e o Amsterdam Fantastic Film Festival, na Holanda.

        Em 2009, foram exibidos 200 filmes, sendo metade desses longa-metragens de diversos países, definindo o Fantaspoa como um dos principais festivais de gênero da América Latina. Recebemos a presença de dois diretores argentinos, Hernán Findling e Gustavo Mendoza e do cultuado diretor neo-zelandês, David Blyth. Ocorreu no festival um curso teórico ministrado pelo especialista Carlos Primati e cursos práticos, envolvendo as etapas de Roteiro (ministrado por Fernando Mantelli) e Produção e Direção (ministrado em dupla por Blyth e Findling), que resultaram na realização de três diferentes curtas.

        Em 2010, foram exibidos mais de 150 filmes, curtas e longas-metragens. Nesse ano, o diretor homenageado foi o italiano Luigi Cozzi, e o festival teve mais de sete convidados. Também, foram realizados cursos teóricos sobre o horror nacional e sobre ficção-científica.

        2011 foi o ano que marcou a primeira edição em que o festival recebeu patrocínio institucional robusto. Foi possível, então, a vinda de mais de 17 convidados e a realização de uma homenagem à carreira do diretor italiano Lamberto Bava. Tendo a programação repleta de filmes que fizeram boas carreiras em festivais de cinema do mundo, o Fantaspoa também apresentou a première mundial de Família Nuclear, de Kyle Rankin. Dessa forma, o evento se estruturou de uma forma próxima à ideal.

        Em 2012 e 2013, o Fantaspoa continuou a sua estrutura de programação, porém teve mais atividades paralelas, mantendo sempre o foco na curadoria programação e na promoção de uma maior aproximação do público com os realizadores, mediante o convite de representantes dos filmes programados para participarem do evento. Nesses dois anos, o Fantaspoa teve 100 convidados de todo o mundo, tornando-se um festival fantástico de referência no mundo. Em 2013, também ocorreu a primeira mostra itinerante do Fantaspoa, com a Mostra Fantaspoa no Rio, realizada no CCBB-RJ, com a presença de Luigi Cozzi, Ruggero Deodato e Claudio Simonetti.

        2014 marca um ano especial para o festival: é o seu décimo ano, e é o ano em que apresentará o primeiro filme produzido pela Fantaspoa Produções – Jorge e Alberto Contra os Demônios Neoliberais. Serão mais de 50 convidados durante os 17 dias de festival, e mais de 150 filmes programados. Dessa forma, o Fantaspoa se consolida cada vez mais no calendário de eventos culturais do país e de festivais de cinema de gênero do mundo. A décima edição do Fantaspoa é uma apresentação da Petrobras e do Ministério da Cultura.

        Em 2015, o Fantaspoa encerra a décima primeira edição com outro filme produzido pela Fantaspoa Produções: Toda la Noche, dirigido por Jimena Monteoliva e Tamae Garateguy. Além disso, apresentou, também, outra obra em que assinou a produção: A Percepção do Medo, dirigida por Kapel Furman e Armando Fonseca. A edição repetiu a estrutura dos anos anteriores, com 39 sessões comentadas, 70 convidados e mais de 110 filmes. O XI Fantaspoa foi uma apresentação da Petrobras.

        Assine a Newsletter

          Dana
          Moment
          Mélopée
          Nervo
          Progressive Touch
          Ano do Gato
          Horrorscope
          Willy's Search
          Stay
          T'es Morte Hélène

        Buscar no site

        Procure filmes e notícias em nosso site!

        Newsletter

        Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

        Informações

        Todos os filmes do XVII Fantaspoa estarão disponíveis gratuitamente no serviço de streaming Wurlak/Darkflix, exclusivamente para dispositivos dentro do território brasileiro. Para assistir ao conteúdo do XVII Fantaspoa na Wurlak/Darkflix, você deverá realizar um cadastro gratuito na plataforma (www.wurlak.com.br) e ativar a assinatura para o festival (não é necessário efetuar nenhum pagamento). Ao acessar o site com seu usuário logado, basta buscar os filmes do festival, que estarão na categoria Fantaspoa, e clicar sobre o que deseja assistir. Em seu primeiro acesso, surgirá o texto "CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES". Você deverá clicar em "Ver Planos" e, depois, em "Assinar gratuitamente". Assim, sua conta dará acesso aos títulos do XVII Fantaspoa.

        As obras poderão ser assistidas apenas durante o período do festival: de 09 à 18 de abril de 2021. Caso algum título atinja 3.000 visualizações antes do fim do evento, será indisponibilizado para exibição. Lives, debates e palestras serão transmitidos por meio do canal do Fantaspoa no Youtube.

        XVII Fantaspoa Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2023

        © COPYRIGHT 2004 - 2023 FANTASPOA, FANTASPOA PRODUÇÕES, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
        As obras audiovisuais foram classificadas indicativamente pela organização do XVII Fantaspoa, nos termos da Portaria n° 3.203, de 8 de outubro de 2010, expedida pelo Ministério da Justiça.

        Web Design, SEO Básico e CMS por Digital Art

        Topo

        Apoie o Fantaspoa

        Na atual cenário de incerteza dos investimentos públicos e privados em eventos como o Fantaspoa, não temos como antever qual será o futuro das atividades culturais em nosso país. Por meio do seu apoio, você contribui para a continuidade do Fantaspoa. A ajuda pode ser feita por paypal através do link https://www.paypal.me/fantaspoa

        Obrigado!