• Homenageados
    1. IGG Nabwana e Wakaliwood
  • Debates
  • Cursos
    1. Curso de roteiro, por Pedro Rivero
    2. Como Sobreviver Trabalhando Com a Animação Independente, por Sam
  • O Festival
    1. História
    2. Equipe
    3. Jurados
    4. Edição 2019
    5. Edição 2018
    6. Edição 2017
    7. Edição 2016
    8. Edição 2015
    9. Edição 2014
    10. Edição 2013
    11. Edição 2012
    12. Edição 2011
  • Informações
    1. Como assistir
    2. Contato
    3. European Fantastic Film Festival
  • Apoiadores Crowdfunding
  • Apoiadores Culturais
  • Noticias
  • Curtas de A a Z
    1. Longas de A a Z
      1. APOIE
      2. Notícias

        09 Abril

        O Fantaspoa apresenta seu cartaz e a primeira lista de filmes da XV edição

        O Fantaspoa apresenta seu cartaz e a primeira lista de filmes da 15ª edição, que acontece entre  16 de maio e 02 de junho em Porto Alegre

         

        O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre terá premières mundiais, latino-americanas e presenças de muitos cineastas

         

         

        Faltando cinco semanas para o início da décima-quinta edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, são apresentados seu cartaz, os filmes de abertura e encerramento, e 20 dos 65 longas-metragens que integram a programação de 2019 do evento, que é uma apresentação do Ministério da Cultura e conta com patrocínios do BRDE e do Banrisul.

         

        O universo de “Alice no País das Maravilhas” norteou a identidade visual da edição de número 15 do Fantaspoa. A relevância do romance é inegável: lançado em 1865, já foi traduzido para aproximadamente 100 línguas e nunca esteve fora de catálogo. Para além de seu sucesso comercial, o impacto cultural de Alice é facilmente percebido pela miríade de obras de diferentes mídias claramente derivadas dela - caracterizando-a como um ícone não somente do gênero fantástico, mas da cultura popular. Baseando-se nos elementos do atemporal romance, a artista norte-americana Elizabeth Schuch elaborou a ilustração do cartaz da décima-quinta edição do festival, cujo design carrega a assinatura do diretor de arte Thalles Mourão.

         

        Em 16 de maio, a abertura do XV Fantaspoa será marcada pelas premières mundiais de “Deodato Holocaust”, de Felipe M. Guerra, e “The Mongolian Connection”, de Drew Thomas. O primeiro é um documentário sobre o mestre italiano Ruggero Deodato – que estará presente na sessão celebrando seu aniversário de 80 anos –, e o segundo é uma obra de thriller repleta de ação realizada na Mongólia. O encerramento da edição se dará com a primeira exibição pública mundial de “The Fear of Looking Up”. Dirigida pelo grego Konstantinos Koutsoliotas e com produção da Melancholy Star e da Fantaspoa Produções, a obra gira em torno de uma policial que busca um assassino e perde sua amante, envolvendo-se numa temerosa atmosfera de vingança e loucura.

         

        Filmes que exploram os limites entre o fantástico e o real estão bastante presentes na programação do XV Fantaspoa, como um espelho da contemporaneidade e seus tempos tresloucados. Exibido recentemente na Berlinale e em première ibero-americana no Fantaspoa, “Um Jovem Homem com Grande Potencial” é o segundo longa-metragem do alemão Linus de Paoli – que já esteve presente no Fantaspoa – e conta a história de um estudante que acidentalmente mata uma garota. Também sobre as casualidades da vida, no espanhol “70 Binladens” – que terá sua première internacional em Porto Alegre – uma senhora se torna cúmplice de um grande assalto a um banco enquanto busca um empréstimo para salvar sua filha. Nunca publicamente exibidos na Ibero-América antes do XV Fantaspoa, estão programados o britânico “Morto em Uma Semana”, sobre uma empresa de prestação de serviços de assassinato e que dialoga com a dificuldade da sociedade lidar com o envelhecimento; e os norte-americanos “Casa Modelo” e “Tejano”, que, com suas respectivas histórias envolvendo problemas financeiros e violência, tocam na delicada questão da imigração latina nos Estados Unidos. 

         

        A produção fílmica recente de obras de fantasia e ficção-científica estará no XV Fantaspoa representada por premiados títulos, como o chinês “O Último Nascer do Sol”, eleito melhor filme na edição deste ano do Fantasporto e que narra a história de dois jovens em busca da sobrevivência numa Terra prestes a permanecer na escuridão eterna; e o norte-americano “A Sereia”, sobre um um homem mudo e uma sereia que se apaixonam – vencedor de prêmios de direção, atuação e edição no Brooklyn Horror Film Festival e seleção oficial de prestigiados festivais, como o Imagine e o FrightFest. Fazendo uma incrível mistura de gêneros e música numa tocante história que envolve o apocalipse e uma misteriosa fita cassete autointitulada a salvadora do mundo, “Estrela do Mar” terá sua estreia brasileira no Fantaspoa após aclamadas exibições em eventos de alto calibre, como Raindance e Fantastic Fest. As comédias “DeadTectives”, dos Estados Unidos, e “Os Acumuladores”, do Canadá, têm como lugar-comum os famigerados reality-shows. O primeiro, que trata de desajeitados cientistas da paranormalidade que tentam fazer um episódio de investigação na casa mais assombrada do México, tem angariado elogios em festivais de todo o mundo. O segundo narra a hilária tentativa frustrada de criação de um programa de TV abordando os tópicos pessoas acumuladoras; eventos paranormais; e reconstrução de casas.

         

        Na seara do horror, o Fantaspoa contará com a première ibero-americana do multipremiado “Vivos”, em que um casal acorda sem memória num misterioso hospital abandonado. Outras obras multipremiadas selecionadas, o português “O Caçador de Cabeças” narra a caçada de um guerreiro medieval ao monstro que matou sua filha; e “Lifechanger” conta sobre um ser cuja sobrevivência depende de transmutações corpóreas. Estreando no Brasil durante o festival, estão programados “Eu Aprisionei o Diabo” – tensa história de um homem que afirma ter prendido o demônio no porão de sua casa –; “Renascida”, de Julian Richards (do aclamado “O Último Filme de Terror”), sobre a sanguinolenta busca de uma garota paranormal por sua mãe; e “Mutant Blast”, hilário filme português passado na Terra após um apocalipse zumbi.

         

        Conhecida por suas obras de forte caráter autoral e que passeiam por diversos subgêneros do fantástico, a América Latina terá, como sempre, um espaço considerável na programação do Fantaspoa. Do Brasil, “O Barco”, de Petrus Cariry, ganhou quatro prêmios no Cine Ceará 2018 e narra a poética história de uma vila de pescadores isolada que recebe a misteriosa visita de uma moça que sobreviveu a um naufrágio. “Rebobinado”, divertida comédia sobre um jovem que volta no tempo para resgatar o amor perdido na infância, terá sua primeira exibição pública brasileira no Fantaspoa. Assim como o thriller noir argentino “Ponto Morto”, do veterano diretor Daniel de la Veja, exibido no prestigiado festival de cinema de Mar del Plata. Também selecionada para o festival argentino, a comédia de humor negro “Você Não Sabe Com Quem Está Falando” será exibida pela primeira vez no Brasil no Fantaspoa. O filme é assinado por Demian Rugna, diretor já conhecido pelo público do festival e cujo nome foi amplamente divulgado após o oscarizado Guillermo Del Toro assumir a produção da refilmagem de seu sensacional “Aterrorizados” (prêmio de melhor filme ibero-americano no Fantaspoa 2018) – confirmando a fama da América Latina como celeiro de talentosíssimos artistas.

         

         

         

         

        Acompanhe:

        http://www.fantaspoa.com/

        https://www.facebook.com/Fantaspoa/

         

         

        XV Fantaspoa

        De 16 de maio a 02 de junho

         

        Exibições:

        Cinemateca Capitólio - Rua Demétrio Ribeiro, 1085. Centro Histórico.

        Sala Redenção Cinema Universitário - Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro UFRGS. Centro Histórico.

         

        Cursos:

        Centro Cultural Érico Veríssimo - R. dos Andradas, 1223. Centro Histórico.

        Mais notícias
          Skull: A Máscara de Anhangá
          Diabo Vermelho
          A Cor Rosa
          Matar o Dragão
          Precário
          O Guia VICE Para o Pé-Grande
          Antrum: O Filme Mais Mortal Já Feito
          Estranho
          Antologia da Pandemia
          Resina

        Buscar no site

        Procure filmes e notícias em nosso site!

        Newsletter

        Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

        Informações

        Todos os filmes do XVI Fantaspoa estarão disponíveis gratuitamente no serviço de streaming Darkflix, exclusivamente para dispositivos dentro do território brasileiro. Para assistir ao conteúdo do XVI Fantaspoa na Darkflix, você deverá realizar um cadastro gratuito na plataforma (www.darkflix.com.br) e ativar a assinatura para o festival (não é necessário efetuar nenhum pagamento). Ao acessar o site com seu usuário logado, basta buscar os filmes do festival, que estarão na categoria Fantaspoa, e clicar sobre o que deseja assistir. Em seu primeiro acesso, surgirá o texto "CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES". Você deverá clicar em "Ver Planos" e, depois, em "Assinar gratuitamente". Assim, sua conta dará acesso aos títulos do XVI Fantaspoa.

        As obras poderão ser assistidas apenas durante o período do festival: de 24 de julho à 2 de agosto de 2020. Caso algum título atinja 5.000 visualizações antes do fim do evento, será indisponibilizado para exibição. Lives, debates e palestras serão transmitidos por meio do canal do Fantaspoa no Youtube.

        XVI Fantaspoa Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2022

        © COPYRIGHT 2004 - 2022 FANTASPOA, FANTASPOA PRODUÇÕES, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
        As obras audiovisuais foram classificadas indicativamente pela organização do XVI Fantaspoa, nos termos da Portaria nº 3.203, de 8 de outubro de 2010, expedida pelo Ministério da Justiça.

        Web Design, SEO Básico e CMS por Digital Art

        Topo

        Apoie o Fantaspoa

        No ano de 2020 estamos realizamos o Fantaspoa sem nenhum tipo de patrocínio, seja ele público ou privado, apenas com o apoio do financiamento coletivo. Para que possamos seguir com as nossas atividades e para o festival possa retornar no próximo ano, contribua enviando sua doação por paypal em https://www.paypal.me/fantaspoa

        Obrigado!