Apresenta

XI Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2015

  1. Workshop de Desenvolvimento de Roteiros de Horror, de Dennis Paoli (Valor de investimento: R$200,00)

    Dia 23/05: Manhã

    Os Princípios do Horror Gótico

    Este primeiro momento irá apresentar os princípios inerentes e subjacentes, assim como as técnicas práticas da ficção gótica, desenvolvidas na forma original, literatura. A estrutura básica da narrativa gótica e o desenvolvimento de personagens serão identificados e exemplificados em trabalhos como O Castelo de Otranto, Frankenstein, Drácula, e as cenas do fantasma em Hamlet. Técnicas clássicas para criar tensão e um horror efetivos serão observadas e analisadas nestes trabalhos e em outros (Dr. Jekyll and Mr. Hyde e os contos de Edgar Allan Poe).

    Dia 23/05: Tarde

    Análise de Re-Animator

    O segundo período vai consistir em uma análise cena a cena do filme Re-Animator, dirigido por Stuart Gordon. As cenas serão analisadas pelo valor da história contada e a riqueza visual. Será dedicada uma atenção especial aos temas pertinentes: prenúncios, criação de personagens e de tensão, diálogos, e o trabalho das cenas dramáticas. A análise irá focar em libertar a imaginação e desenvolver a trama através de reversões e deslocamentos, assim como a dinâmica intercambiável entre horror e humor.

    Dia 24/05: Manhã

    Adaptando Lovecraft

    O terceiro período vai considerar as dificuldades de adaptar um texto de outras mídias, principalmente, a prosa. O exemplo central serão os trabalhos de H. P. Lovecraft, que tem exemplos lendários de Horror Gótico que criam dificuldades especfícias para que um roteirista possa adaptá-los para um roteiro cinematográfico. Estas dificuldades - a natureza impressionista da prosa, a vastidão e a complexidade da mitologia contextual que ele cria, a preponderância de personagens masculinos e suas perspectivas - serão examinados, assim como estratégias para que estas dificuldades sejam bem traduzidas para o cinema.

    Dia 24/05: Tarde

    Encerramento e Perguntas e Respostas

    No encerramento, serão recapitulados os princípios da roteirização de horror, o que qualquer cineasta deve considerar ao redigir e realizar um filme de horror. Os participantes do workshop poderão perguntar ao ministrante, Denis Paoli, qualquer questão sobre o tópico, sua carreira como roteirista no cinema de gêneros, seus trabalhos com atores e diretores, assim como seu trabalho acadêmico, analisando ficção gótica e os trabalhos de Edgar Allan Poe e H.P Lovecraft.

    O workshop será realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2015, das 9:30 às 14:30, com uma hora de intervalo, no Cine Santander Cultural. O WORKSHOP SERÁ MINISTRADO TOTALMENTE EM INGLÊS, PORTANTO É NECESSÁRIO QUE OS PARTICIPANTES TENHAM CONHECIMENTO DA LÍNGUA.

    Para se inscrever, basta realizar depósito com o valor correspondente aos cursos desejados na conta da Fantaspoa Produções no Banrisul. Os dados seguem abaixo:
    Banco Banrisul - 041
    Agência 0100
    Conta-corrente 06.300659.0-9
    Titular: Fantaspoa Produções Artísticas e Culturais LTDA.
    CNPJ: 10.387.673/0001-08

    Após realizado o depósito, favor enviar seu nome completo, curso(s) de interesse, telefone e comprovante digitalizado para o e-mail nicolas@fantaspoa.com. Para quaisquer dúvidas, escrever para esse endereço de e-mail.

  2. Filmes

    1. Turbo Kid
    2. New Kids Nitro
    3. Possesso
    4. Curtas Internacionais IV
    5. Redentor
    6. Terror nas Trevas
    7. Violador
    8. Hardkor Disko
    9. True Love Ways
    10. Kanyamakan
    11. Necrofobia
    12. Depois da Vida
    13. Toda la Noche
    14. Além, Do

Buscar no site

Procure filmes e notícias em nosso site!

Newsletter

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço único de R$ 8,00 (oito reais). Os ingressos para o Cine Santander Cultural podem ser comprados antecipadamente em suas bilheterias no dia da sessão. A sala Cine Bancários começa a vender os ingressos 30 minutos antes das exibições. Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

  Atualizar Código