Edições anteriores 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
  1. Sessões Petrobras

    Em outubro de 1928, num momento de efervescência cinéfila em Porto Alegre, foi inaugurado o Cine Theatro Capitólio que, com 1.295 lugares, abrigava apresentações de teatro e dança e, principalmente, projeções de filmes. O declínio, iniciado com o fim dos cinemas de rua na década de 1960, fez com que o Capitólio fosse fechado definitivamente em 1994.
    O prédio foi empossado pelo município em 1995 e, em 2002, tombado em nível municipal. No início da década de 2000, iniciaram-se obras de restauro com o objetivo de torná-lo sede da cinemateca porto-alegrense – projeto patrocinado pela Petrobras, grande apoiadora cultural do País e que também patrocina o Fantaspoa há cinco anos.

    Após mais de uma década de um longo e complexo processo de restauração, a Cinemateca Capitólio foi inaugurada no dia 27 de março de 2015, comemorando o Dia do Cinema Gaúcho. Além de recuperar a vocação original do espaço como sala de exibição, também teve o objetivo de transformar o prédio em um local destinado à preservação da memória audiovisual do Rio Grande do Sul. O espaço conta com uma sala de cinema com 164 lugares, sala de exposições, uma cafeteria, salas de pesquisa, sala multimídia e um centro de documentação, que detém acervos de filmes, arquivos pessoais de críticos e cineastas e materiais relacionados à produção fílmica gaúcha.

    Para celebrar esse lindo espaço, o Fantaspoa realizará as Sessões Petrobras, uma mostra composta por seis longas-metragens de gênero brasileiros, passeando por diferentes épocas da história do cinema nacional. Serão realizadas sessões especiais comentadas por integrantes das equipes de realização dos longas e/ou especialistas em cinema de gênero.

    Espelho da Carne, de Antonio Carlos da Fontoura
    Horror, Aventura – 1984 – 110 minutos – Classificação: 18 anos

    Álvaro arremata num leilão um espelho que pertencera ao quarto principal de um bordel de luxo. Ele leva o espelho para casa para presentear sua esposa. O casal logo percebe que o espelho possui um perfume que provoca diferentes sensações e desejos, estimulando o apetite sexual de quem se aproxima.

    Cinemateca Capitólio | Data: 29/05 (Domingo) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro Antonio Carlos da Fontoura.

    Fica Comigo esta Noite, de João Falcão
    Fantasia, Comédia – 2006 – 73 minutos – Classificação: livre

    O casamento de Edu e Laura está em crise. Em meio a essas turbulências, Edu, repentinamente, morre. Decidido a se despedir de Laura de qualquer forma e querendo saber qual era o segredo que ela iria lhe contar pouco antes de morrer, Edu passa a buscar um meio de se comunicar com ela.

    Cinemateca Capitólio | Data: 22/05 (Domingo) | Horário: 17h00

    Finis Hominis, de José Mojica Marins
    Horror, Drama – 1971 – 89 minutos – Classificação: 16 anos

    Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca de justiça. Assumindo o nome Finis Hominis, ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres.

    Cinemateca Capitólio | Data: 21/05 (Sábado) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro e especialista na obra de José Mojica Marins, André Barcinski.

    A Hora Mágica, de Guilherme de Almeida Prado
    Fantasia, Drama, Romance – 1999 – 103 minutos – Classificação: 12 anos

    Em 1950, a Rádio Brasil recebia artistas para interpretar a radionovela “Um Assassino Está Entre Nós”. Tito Balcárcel dá voz às peripécias do galã e interpreta o mordomo Matias. Um dia, ele se apaixona por Lúcia, uma jovem ambiciosa que o colocará no centro de uma teia rodeada de pequenos mistérios.

    Cinemateca Capitólio | Data: 15/05 (Domingo) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro Guilherme de Almeida Prado.

    Perfume de Gardênia, de Guilherme de Almeida Prado
    Drama – 1992 – 118 minutos – Classificação: 14 anos

    O motorista de táxi Daniel é casado com Adalgisa, com quem tem um filho. Ela começa a fazer cinema, abandona a família e é proibida por Daniel de ver o filho Joaquim. Durante onze anos, Daniel nutre um sentimento de vingança, que ganha força quando Joaquim reencontra a mãe, em decadência profissional.

    Cinemateca Capitólio | Data: 14/05 (Sábado) | Horário: 17h00

    Prata Palomares, de André Faria
    Thriller – 1972 – 125 minutos – Classificação: 18 anos

    Dois guerrilheiros se escondem numa igreja em ruínas. Enquanto decidem o que fazer, recebem a visita de uma mulher misteriosa que diz querer engravidar deles dois. Um dos guerrilheiros pretende construir um barco para sair da ilha e o outro se veste de padre fazendo amizade com as autoridades locais.

    Cinemateca Capitólio | Data: 28/05 (Sábado) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro André Faria.

  2. Filmes

    1. Patchwork
    2. Fica Comigo Esta Noite
    3. Sob a Sombra
    4. Antibirth
    5. Hellions
    6. Revenge of the Alligator Ladies
    7. Bahubali: O Início
    8. Sete Notas Fatais
    9. Lovemilla
    10. Prata Palomares
    11. Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois
    12. Mostra Competitiva de Curtas Nacionais II
    13. Meu Pai, Morra
    14. Contos Extraordinários

Buscar no site

Procure filmes e notícias em nosso site!

Newsletter

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço de R$ 10,00 (dez reais). Os ingressos são vendidos nas bilheterias dos cinemas das sessões correspondentes.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

  Atualizar Código