Edições anteriores 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
  1. Notícias

    17 Março

    O Fantaspoa anuncia os homenageados desta nona edição

     

     

    Os grandes homenageados do IX Fantaspoa serão os italianos Ruggero Deodato e Claudio Simonetti, que estarão presentes em Porto Alegre. Ambos conversarão com o público em quatro sessões da Mostra Homenageados, que ocorrerá na primeira semana do evento. Claudio Simonetti realizará ainda um concerto musical no Átrio do Santander Cultural.

    Ruggero Deodato passeou por diversos gêneros, mas é mundialmente famoso e prestigiado por seu trabalho com o horror, principalmente após ter realizado o controverso e seminal Cannibal Holocaust, obra que, à época, gerou muita polêmica por sua violência extrema e realista. Além disso, impressionou por apresentar uma notável campanha de marketing: o filme foi vendido como um documentário e os atores que na obra eram dados como desaparecidos, foram obrigados a se manter reclusos por um tempo, sob pena de multa contratual, criando uma verdadeira mítica em torno da obra.  Antes de dirigir seu primeiro longa-metragem, trabalhou como assistente de direção de realizadores consagrados, como Roberto Rossellini, Joseph Losey, Mauro Bolognini e Riccardo Freda. Dirigiu 25 filmes, nove dos quais serão exibidos na retrospectiva de sua carreira no IX Fantaspoa. Serão realizadas duas sessões comentadas por Deodato no IX Fantaspoa.

    Claudio Simonetti é filho do apresentador Enrico Simonetti, maestro, pianista e compositor italiano que apresentou, na década de 1950, o popular programa “Simonetti Show”, da TV Excelsior. Por isso, nasceu em São Paulo e morou no Brasil até os 12 anos de idade. Na década de 1970, foi um dos fundadores do grupo musical de rock progressivo Goblin, cultuado mundialmente por ter composto as trilhas mais notáveis de diversos filmes do mestre italiano Dario Argento, como Profondo Rosso, Tenebre e Suspiria. Após o fim do Goblin, no final dos anos 1970, Simonetti continuou compondo trilhas sonoras e trabalhou com diversos diretores, como Lucio Fulci, Ruggero Deodato, Sergio Martino, Umberto Lenzi e Lamberto Bava.  Em 1999, ele formou a banda Daemonia, com a qual compôs várias trilhas para filmes de Dario Argento. Simonetti participará de duas sessões comentadas no IX Fantaspoa; e realizará uma apresentação musical, marcada para 12 de maio no Átrio do Santander Cultural.

    O diretor italiano Luigi Cozzi, homenageado do Fantaspoa em 2010 e responsável por algumas das sessões mais memoráveis da história do festival, retornará à cidade e apresentará ao público  três obras: um documentário sobre cinema fantástico inédito na América Latina (Roma Fantástica); um filme romântico que declaradamente é uma de suas realizações preferidas (O Último Concerto); e a sua versão de Godzilla, conhecida como Cozzila e por muitos considerado o primeiro filme colorido manualmente da história do cinema. Cozzi também ministrará um curso sobre Giallo, famoso e cultuado subgênero de cinema italiano cujo ápice foi na década de 1970 e com o qual dialogou diretamente em parte de sua obra. No curso, que terá custo de inscrição de 120 reais, o diretor italiano trará diversas experiências pessoais sobre produções da época e seus realizadores.
     
    Na semana seguinte à participação em Porto Alegre, os três italianos participarão da estreia do Fantaspoa fora de terras Riograndenses, na Mostra Fantaspoa no Rio, a ser realizada no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. A programação da mostra será composta por 18 filmes, e os cariocas poderão debater com os italianos sobre suas contribuições artísticas em três sessões comentadas.

    O IX Fantaspoa é uma apresentação da Petrobras e realização da Fantaspoa Produções.

     

    Mais notícias
  2. Filmes

    1. Revenge of the Alligator Ladies
    2. Nina para Sempre
    3. Contos Extraordinários
    4. Starcrash
    5. Círculos
    6. FantastiCozzi
    7. As Últimas Palavras de Johnny Frank Garrett
    8. A Garota que Sobreviveu
    9. Meu Pai, Morra
    10. Sangue na Lua de Méliès
    11. Gordura
    12. O Sangue do Galo
    13. Gridlocked
    14. Gato e Rato

Buscar no site

Procure filmes e notícias em nosso site!

Newsletter

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço de R$ 10,00 (dez reais). Os ingressos são vendidos nas bilheterias dos cinemas das sessões correspondentes.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

  Atualizar Código