1. Notícias

    14 Abril

    IX Fantaspoa anuncia os cursos de 2013

    IX Fantaspoa anuncia os cursos de 2013

    De 03 a 19 de maio, acontece o IX Fantaspoa. Além das diversas sessões de exibição, o evento trará duas atividades de formação: a “Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem”, ministrada pelo diretor capixaba e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão; e o curso teórico “Giallo”, ministrado pelo diretor italiano Luigi Cozzi (em inglês, sem tradução simultânea). Os cursos terão custo de inscrição de 130 (Oficina de Efeitos Especiais e Maquiagem) e 120 reais (Curso “Giallo”). A quem quiser participar dos dois cursos, o custo total será de 230 reais. Para inscrições, escrever para nicolas@fantaspoa.com. 

    Abaixo, mais informações sobre cada curso:

    Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem
    Datas: 04 e 05 de maio de 2013, das 14h às 19h. 
    Valor de inscrição: 130 reais.
    Número máximo de participantes: 20. 
    Local: a ser definido, no bairro Centro Histórico de Porto Alegre.
    Objetivo: capacitar pessoas na produção de efeitos especiais e, assim, agregar valor à produção cultural brasileira e proporcionar ao mercado opções diversificadas de técnicas e produtos que seguem os altos padrões de qualidade.
    Conteúdo:
    - História dos Efeitos em Maquiagem: Das cavernas a Rick Baker. 
    - Conhecendo Materiais: Cosméticos artísticos e técnicos. 
    - Bases e Solventes para Pigmentação: Óleo, água e álcool. 
    - Técnica de Maquiagem Duas Dimensões: Hematomas, cortes e queimaduras. 
    - Maquiagem em Três Dimensões Utilizando Látex: Hematomas e inchaços, cortes profundos, queimaduras de terceiro grau.
    - Fabricação de Massa Moldável: Modelando personagens. 
    - Fabricação de Sangue: Tonalidades, densidades e aplicações. 
    - Construção Conceitual e Física dos Personagens: Concepção, planejamento e realização. 
    - Criação Prática de Personagens. 
    Os Alunos da oficina aprenderão a produzir os próprios materiais, em sua maioria natural e biodegradável. (Massa de trigo, verniz à base de breu, papel, etc.).

     

    Sobre o oficineiro:
    Rodrigo Aragão trabalha na área dos efeitos especiais há quase 20 anos. No currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curtas metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Com o primeiro longa metragem, Mangue Negro (2008), considerado Cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais. Com o segundo filme, A Noite do Chupacabras (2011) veio a concepção de um monstro 100% latino americano, e hoje, com seu terceiro longa, Mar Negro, Aragão se estabeleceu como uma referência em Maquiagem FX no Brasil.

     

    Curso Giallo
    Datas: 11 e 12 de maio de 2013, das 10h às 12h30min. 
    Valor de inscrição: 120 reais.
    Número máximo de participantes: 50. 
    Local: a ser definido, no bairro Centro Histórico de Porto Alegre.
    Pré-requisito: conhecimento de inglês (o curso será realizado em inglês).
    Objetivo: Originalmente utilizado para descrever livros de bolso baratos de suspense e mistério, que eram publicados na Itália com capas amarelas, o termo "giallo" (amarelo, em italiano) passou a nomear um ciclo de filmes produzidos no país entre as décadas de 1960 e 1970. Herdando dos velhos livros de bolso as tramas macabras de mistério e suspense; os finais surpreendentes; a sensualidade/erotismo; e os violentos assassinatos, estas produções eram muito criticadas no seu país de origem, mas com o tempo ganharam status de culto no mundo inteiro. O curso objetiva apresentar um completo panorama sobre os filmes "gialli", suas características e principais obras através de um dos próprios realizadores, o diretor italiano Luigi Cozzi.

    Conteúdo:
    - Análise da forte influência do cinema de Alfred Hitchcock e dos filmes noir norte-americanos nos "gialli".
    - Análise das características comuns às obras do ciclo (como o misterioso assassino de luvas pretas, as lâminas brilhantes e a brutalidade quase operística, além do uso de animais e números nos títulos).
    - Os filmes mais representativos e seus diretores (como Dario Argento, Mario Bava, Sergio Martino, Lucio Fulci, Umberto Lenzi, Aldo Lado, entre outros).
    - As impactantes trilhas sonoras, que ajudam a criar o ambiente de suspense e perigo constante, e imortalizaram compositores como Bruno Nicolai, Ennio Morricone, Fabio Frizzi, Riz Ortolani e a banda de rock progressivo Goblin (responsável pela trilha sonora de diversos filmes de Dario Argento).

     

    Sobre o ministrante:
    O diretor-roteirista italiano Luigi Cozzi é fã de ficção científica, trabalhou com atores famosos como Klaus Kinski, Christopher Plummer, Donald Pleasence, Lou Ferrigno, David Hasselhoff e Caroline Munro, realizou filmes nos mais variados gêneros, escreveu livros e artigos sobre cinema fantástico. Cozzi dirigiu o giallo "Matador Implacável" (L"assassino è Costretto ad Uccidere Ancora) em 1975, além de ser amigo pessoal de um dos nomes mais famosos do ciclo: Dario Argento. Luigi inclusive trabalhou com ele em vários filmes: co-escreveu "Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza" (1971), fez os efeitos visuais de "Phenomena" (1985) e foi assistente do diretor em "Dois Olhos Satânicos" (1990) e "Síndrome Mortal" (1995). Atualmente, é sócio de Argento na loja Profondo Rosso, que vende artigos relacionados ao gênero fantástico e possui um museu sobre Giallo.

    Aos interessados, inscrevam-se logo pois as vagas são limitadas.

    Abraços,
    João Fleck e Nicolas Tonsho

    Mais notícias
  2. Filmes

    1. Index Zero
    2. O Aberto
    3. Ele Nunca Morreu
    4. A Queda da Casa de Usher
    5. Sete Notas Fatais
    6. Antibirth
    7. Patchwork
    8. Contos Extraordinários
    9. Prisioneiro X
    10. Daemonium - Soldado do Inframundo
    11. Polder
    12. Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois
    13. A Entidade
    14. Freak Out

Buscar no site

Procure filmes e notícias em nosso site!

Newsletter

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço de R$ 10,00 (dez reais). Os ingressos são vendidos nas bilheterias dos cinemas das sessões correspondentes.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

  Atualizar Código