Apresenta

XI Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2015

  1. Notícias

    14 Abril

    IX Fantaspoa anuncia os cursos de 2013

    IX Fantaspoa anuncia os cursos de 2013

    De 03 a 19 de maio, acontece o IX Fantaspoa. Além das diversas sessões de exibição, o evento trará duas atividades de formação: a “Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem”, ministrada pelo diretor capixaba e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão; e o curso teórico “Giallo”, ministrado pelo diretor italiano Luigi Cozzi (em inglês, sem tradução simultânea). Os cursos terão custo de inscrição de 130 (Oficina de Efeitos Especiais e Maquiagem) e 120 reais (Curso “Giallo”). A quem quiser participar dos dois cursos, o custo total será de 230 reais. Para inscrições, escrever para nicolas@fantaspoa.com. 

    Abaixo, mais informações sobre cada curso:

    Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem
    Datas: 04 e 05 de maio de 2013, das 14h às 19h. 
    Valor de inscrição: 130 reais.
    Número máximo de participantes: 20. 
    Local: a ser definido, no bairro Centro Histórico de Porto Alegre.
    Objetivo: capacitar pessoas na produção de efeitos especiais e, assim, agregar valor à produção cultural brasileira e proporcionar ao mercado opções diversificadas de técnicas e produtos que seguem os altos padrões de qualidade.
    Conteúdo:
    - História dos Efeitos em Maquiagem: Das cavernas a Rick Baker. 
    - Conhecendo Materiais: Cosméticos artísticos e técnicos. 
    - Bases e Solventes para Pigmentação: Óleo, água e álcool. 
    - Técnica de Maquiagem Duas Dimensões: Hematomas, cortes e queimaduras. 
    - Maquiagem em Três Dimensões Utilizando Látex: Hematomas e inchaços, cortes profundos, queimaduras de terceiro grau.
    - Fabricação de Massa Moldável: Modelando personagens. 
    - Fabricação de Sangue: Tonalidades, densidades e aplicações. 
    - Construção Conceitual e Física dos Personagens: Concepção, planejamento e realização. 
    - Criação Prática de Personagens. 
    Os Alunos da oficina aprenderão a produzir os próprios materiais, em sua maioria natural e biodegradável. (Massa de trigo, verniz à base de breu, papel, etc.).

     

    Sobre o oficineiro:
    Rodrigo Aragão trabalha na área dos efeitos especiais há quase 20 anos. No currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curtas metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Com o primeiro longa metragem, Mangue Negro (2008), considerado Cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais. Com o segundo filme, A Noite do Chupacabras (2011) veio a concepção de um monstro 100% latino americano, e hoje, com seu terceiro longa, Mar Negro, Aragão se estabeleceu como uma referência em Maquiagem FX no Brasil.

     

    Curso Giallo
    Datas: 11 e 12 de maio de 2013, das 10h às 12h30min. 
    Valor de inscrição: 120 reais.
    Número máximo de participantes: 50. 
    Local: a ser definido, no bairro Centro Histórico de Porto Alegre.
    Pré-requisito: conhecimento de inglês (o curso será realizado em inglês).
    Objetivo: Originalmente utilizado para descrever livros de bolso baratos de suspense e mistério, que eram publicados na Itália com capas amarelas, o termo "giallo" (amarelo, em italiano) passou a nomear um ciclo de filmes produzidos no país entre as décadas de 1960 e 1970. Herdando dos velhos livros de bolso as tramas macabras de mistério e suspense; os finais surpreendentes; a sensualidade/erotismo; e os violentos assassinatos, estas produções eram muito criticadas no seu país de origem, mas com o tempo ganharam status de culto no mundo inteiro. O curso objetiva apresentar um completo panorama sobre os filmes "gialli", suas características e principais obras através de um dos próprios realizadores, o diretor italiano Luigi Cozzi.

    Conteúdo:
    - Análise da forte influência do cinema de Alfred Hitchcock e dos filmes noir norte-americanos nos "gialli".
    - Análise das características comuns às obras do ciclo (como o misterioso assassino de luvas pretas, as lâminas brilhantes e a brutalidade quase operística, além do uso de animais e números nos títulos).
    - Os filmes mais representativos e seus diretores (como Dario Argento, Mario Bava, Sergio Martino, Lucio Fulci, Umberto Lenzi, Aldo Lado, entre outros).
    - As impactantes trilhas sonoras, que ajudam a criar o ambiente de suspense e perigo constante, e imortalizaram compositores como Bruno Nicolai, Ennio Morricone, Fabio Frizzi, Riz Ortolani e a banda de rock progressivo Goblin (responsável pela trilha sonora de diversos filmes de Dario Argento).

     

    Sobre o ministrante:
    O diretor-roteirista italiano Luigi Cozzi é fã de ficção científica, trabalhou com atores famosos como Klaus Kinski, Christopher Plummer, Donald Pleasence, Lou Ferrigno, David Hasselhoff e Caroline Munro, realizou filmes nos mais variados gêneros, escreveu livros e artigos sobre cinema fantástico. Cozzi dirigiu o giallo "Matador Implacável" (L"assassino è Costretto ad Uccidere Ancora) em 1975, além de ser amigo pessoal de um dos nomes mais famosos do ciclo: Dario Argento. Luigi inclusive trabalhou com ele em vários filmes: co-escreveu "Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza" (1971), fez os efeitos visuais de "Phenomena" (1985) e foi assistente do diretor em "Dois Olhos Satânicos" (1990) e "Síndrome Mortal" (1995). Atualmente, é sócio de Argento na loja Profondo Rosso, que vende artigos relacionados ao gênero fantástico e possui um museu sobre Giallo.

    Aos interessados, inscrevam-se logo pois as vagas são limitadas.

    Abraços,
    João Fleck e Nicolas Tonsho

    Mais notícias
  2. Filmes

    1. Curtas Nacionais II
    2. Ninja Torakage
    3. Deathgasm
    4. Incidente, O
    5. Late Phases
    6. Dealer
    7. Bunker, O
    8. Stung
    9. Natureza Morta
    10. Curtas Internacionais II
    11. Scherzo Diabolico
    12. Ainda Estamos Aqui
    13. Santiago Violenta
    14. Gothic Lolita Battle Bear

Buscar no site

Procure filmes e notícias em nosso site!

Newsletter

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço único de R$ 8,00 (oito reais). Os ingressos para o Cine Santander Cultural podem ser comprados antecipadamente em suas bilheterias no dia da sessão. A sala Cine Bancários começa a vender os ingressos 30 minutos antes das exibições. Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

  Atualizar Código