Edições anteriores 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023

Apresenta

XI Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre 2015

  1. Sessão Especial “A Queda da Casa de Usher”

    No final de 1982, o cineasta espanhol Jesús Franco (conhecido mundialmente pela alcunha de “Jess Franco”) realizou um dos trabalhos mais pessoais e diferentes da sua longa filmografia de mais de 200 títulos: uma adaptação minimalista do conto “A Queda da Casa de Usher”, de Edgar Allan Poe. Com uma das menores equipes de sua carreira até então (somando elenco e técnica, havia menos de 10 pessoas no set), Franco assinou direção, roteiro, montagem e direção de fotografia de um filme confessadamente inspirado na obra de F.W. Murnau. “El Hundimiento de la Casa Usher” teve sua estréia oficial em março de 1983 no Imagfic, um extinto festival internacional de cinema fantástico que era realizado em Madri, na Espanha.

    Quis o destino que esta fosse a sua única exibição: a má recepção por parte do público, que riu ou vaiou o tempo inteiro, decretou sua morte comercial. Em 1984, enquanto dirigia outras produções, Franco gravou cenas adicionais de sexo e violência para inserir na montagem original, transformando “El Hundimiento...” em um filme completamente diferente chamado “Los Crímenes de Usher”, para um tímido lançamento em algumas poucas salas de cinema na Espanha. Finalmente, em 1987, a distribuidora francesa Eurocine aceitou bancar o lançamento mundial da obra, desde que Jess alterasse completamente a trama, filmando cenas novas e reutilizando outras de um dos seus filmes antigos, dando origem à terceira versão, “Revenge in the House of Usher”, a única lançada em DVD e disponível atualmente – e a mais distante da primeira versão do diretor.

    O corte original de Jess Franco, aquele exibido uma única vez em março de 1983, hoje é considerado perdido. Ou pelo menos até agora. Apaixonado pela filmografia do espanhol, o cineasta independente e pesquisador de cinema gaúcho Felipe M. Guerra passou um ano e meio tentando reconstruir a versão original de “El Hundimiento de La Casa Usher”. Para isso, Felipe usou cenas do DVD da terceira versão e de uma rara cópia em vídeo da segunda versão do filme, eliminando os trechos adicionais filmados para ambas e rearranjando as partes que tinham sido cortadas em cada uma delas. O resultado, que oscila entre formatos de tela, qualidades de vídeo e até idiomas (há trechos em espanhol e francês para cenas cortadas em uma ou outra versão), é o mais próximo que se pode chegar, hoje, daquele filme perdido que estreou em 1983. Mais de 30 anos depois, no dia 17 de maio (domingo) às 17:00 no Cine Santander Cultural, a adaptação de Poe por Jesús Franco pode ser projetada na tela de cinema outra vez.

  2. Filmes

    1. Testemunha Íntima
    2. Santiago Violenta
    3. Planeta Fantástico
    4. Fábulas Negras, As
    5. Amuleto, O
    6. Curtas Nacionais II
    7. Incidente, O
    8. Hardkor Disko
    9. Dead Lands, The
    10. Depois da Vida
    11. 13 Histórias Estranhas
    12. Redentor
    13. Nascido para Morrer
    14. Canal, O

Buscar no site

Procure filmes e notícias em nosso site!

Newsletter

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço único de R$ 8,00 (oito reais). Os ingressos para o Cine Santander Cultural podem ser comprados antecipadamente em suas bilheterias no dia da sessão. A sala Cine Bancários começa a vender os ingressos 30 minutos antes das exibições. Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.

  Atualizar Código