Entrar

Acesse sua conta!

Cadastre-se

Cadastre-se para poder salvar sua lista de filmes favoritos!

Minha lista

Acesse sua conta!

Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail

Compartilhar

Para compartilhar, copiar o link abaixo e publique no seu Facebook, Twitter ou site.

https://www.fantaspoa.com/2014/minha_lista.php?id=

Apresenta

Notícias

09
Abr

O Fantaspoa apresenta seu cartaz e a primeira lista de filmes da XV edição

O Fantaspoa apresenta seu cartaz e a primeira lista de filmes da 15ª edição, que acontece entre  16 de maio e 02 de junho em Porto Alegre

 

O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre terá premières mundiais, latino-americanas e presenças de muitos cineastas

 

 

Faltando cinco semanas para o início da décima-quinta edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, são apresentados seu cartaz, os filmes de abertura e encerramento, e 20 dos 65 longas-metragens que integram a programação de 2019 do evento, que é uma apresentação do Ministério da Cultura e conta com patrocínios do BRDE e do Banrisul.

 

O universo de “Alice no País das Maravilhas” norteou a identidade visual da edição de número 15 do Fantaspoa. A relevância do romance é inegável: lançado em 1865, já foi traduzido para aproximadamente 100 línguas e nunca esteve fora de catálogo. Para além de seu sucesso comercial, o impacto cultural de Alice é facilmente percebido pela miríade de obras de diferentes mídias claramente derivadas dela - caracterizando-a como um ícone não somente do gênero fantástico, mas da cultura popular. Baseando-se nos elementos do atemporal romance, a artista norte-americana Elizabeth Schuch elaborou a ilustração do cartaz da décima-quinta edição do festival, cujo design carrega a assinatura do diretor de arte Thalles Mourão.

 

Em 16 de maio, a abertura do XV Fantaspoa será marcada pelas premières mundiais de “Deodato Holocaust”, de Felipe M. Guerra, e “The Mongolian Connection”, de Drew Thomas. O primeiro é um documentário sobre o mestre italiano Ruggero Deodato – que estará presente na sessão celebrando seu aniversário de 80 anos –, e o segundo é uma obra de thriller repleta de ação realizada na Mongólia. O encerramento da edição se dará com a primeira exibição pública mundial de “The Fear of Looking Up”. Dirigida pelo grego Konstantinos Koutsoliotas e com produção da Melancholy Star e da Fantaspoa Produções, a obra gira em torno de uma policial que busca um assassino e perde sua amante, envolvendo-se numa temerosa atmosfera de vingança e loucura.

 

Filmes que exploram os limites entre o fantástico e o real estão bastante presentes na programação do XV Fantaspoa, como um espelho da contemporaneidade e seus tempos tresloucados. Exibido recentemente na Berlinale e em première ibero-americana no Fantaspoa, “Um Jovem Homem com Grande Potencial” é o segundo longa-metragem do alemão Linus de Paoli – que já esteve presente no Fantaspoa – e conta a história de um estudante que acidentalmente mata uma garota. Também sobre as casualidades da vida, no espanhol “70 Binladens” – que terá sua première internacional em Porto Alegre – uma senhora se torna cúmplice de um grande assalto a um banco enquanto busca um empréstimo para salvar sua filha. Nunca publicamente exibidos na Ibero-América antes do XV Fantaspoa, estão programados o britânico “Morto em Uma Semana”, sobre uma empresa de prestação de serviços de assassinato e que dialoga com a dificuldade da sociedade lidar com o envelhecimento; e os norte-americanos “Casa Modelo” e “Tejano”, que, com suas respectivas histórias envolvendo problemas financeiros e violência, tocam na delicada questão da imigração latina nos Estados Unidos. 

 

A produção fílmica recente de obras de fantasia e ficção-científica estará no XV Fantaspoa representada por premiados títulos, como o chinês “O Último Nascer do Sol”, eleito melhor filme na edição deste ano do Fantasporto e que narra a história de dois jovens em busca da sobrevivência numa Terra prestes a permanecer na escuridão eterna; e o norte-americano “A Sereia”, sobre um um homem mudo e uma sereia que se apaixonam – vencedor de prêmios de direção, atuação e edição no Brooklyn Horror Film Festival e seleção oficial de prestigiados festivais, como o Imagine e o FrightFest. Fazendo uma incrível mistura de gêneros e música numa tocante história que envolve o apocalipse e uma misteriosa fita cassete autointitulada a salvadora do mundo, “Estrela do Mar” terá sua estreia brasileira no Fantaspoa após aclamadas exibições em eventos de alto calibre, como Raindance e Fantastic Fest. As comédias “DeadTectives”, dos Estados Unidos, e “Os Acumuladores”, do Canadá, têm como lugar-comum os famigerados reality-shows. O primeiro, que trata de desajeitados cientistas da paranormalidade que tentam fazer um episódio de investigação na casa mais assombrada do México, tem angariado elogios em festivais de todo o mundo. O segundo narra a hilária tentativa frustrada de criação de um programa de TV abordando os tópicos pessoas acumuladoras; eventos paranormais; e reconstrução de casas.

 

Na seara do horror, o Fantaspoa contará com a première ibero-americana do multipremiado “Vivos”, em que um casal acorda sem memória num misterioso hospital abandonado. Outras obras multipremiadas selecionadas, o português “O Caçador de Cabeças” narra a caçada de um guerreiro medieval ao monstro que matou sua filha; e “Lifechanger” conta sobre um ser cuja sobrevivência depende de transmutações corpóreas. Estreando no Brasil durante o festival, estão programados “Eu Aprisionei o Diabo” – tensa história de um homem que afirma ter prendido o demônio no porão de sua casa –; “Renascida”, de Julian Richards (do aclamado “O Último Filme de Terror”), sobre a sanguinolenta busca de uma garota paranormal por sua mãe; e “Mutant Blast”, hilário filme português passado na Terra após um apocalipse zumbi.

 

Conhecida por suas obras de forte caráter autoral e que passeiam por diversos subgêneros do fantástico, a América Latina terá, como sempre, um espaço considerável na programação do Fantaspoa. Do Brasil, “O Barco”, de Petrus Cariry, ganhou quatro prêmios no Cine Ceará 2018 e narra a poética história de uma vila de pescadores isolada que recebe a misteriosa visita de uma moça que sobreviveu a um naufrágio. “Rebobinado”, divertida comédia sobre um jovem que volta no tempo para resgatar o amor perdido na infância, terá sua primeira exibição pública brasileira no Fantaspoa. Assim como o thriller noir argentino “Ponto Morto”, do veterano diretor Daniel de la Veja, exibido no prestigiado festival de cinema de Mar del Plata. Também selecionada para o festival argentino, a comédia de humor negro “Você Não Sabe Com Quem Está Falando” será exibida pela primeira vez no Brasil no Fantaspoa. O filme é assinado por Demian Rugna, diretor já conhecido pelo público do festival e cujo nome foi amplamente divulgado após o oscarizado Guillermo Del Toro assumir a produção da refilmagem de seu sensacional “Aterrorizados” (prêmio de melhor filme ibero-americano no Fantaspoa 2018) – confirmando a fama da América Latina como celeiro de talentosíssimos artistas.

 

 

 

 

Acompanhe:

http://www.fantaspoa.com/

https://www.facebook.com/Fantaspoa/

 

 

XV Fantaspoa

De 16 de maio a 02 de junho

 

Exibições:

Cinemateca Capitólio - Rua Demétrio Ribeiro, 1085. Centro Histórico.

Sala Redenção Cinema Universitário - Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro UFRGS. Centro Histórico.

 

Cursos:

Centro Cultural Érico Veríssimo - R. dos Andradas, 1223. Centro Histórico.

Mais notícias

Warning: Missing argument 4 for paginacao_array::CriarLinks(), called in /home/fantaspoa/www/2014/noticias.php on line 274 and defined in /home/fantaspoa/www/2014/class/class.paginacao_array.php on line 21

Filmes de A a Z

Newsletter