Edições anteriores 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Petrobras
Governo Federal

Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem

De 03 a 19 de maio, acontece o IX Fantaspoa. Além das diversas sessões de exibição, o evento trará duas atividades de formação: a “Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem”, ministrada pelo diretor capixaba e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão; e o curso teórico “Giallo”, ministrado pelo diretor italiano Luigi Cozzi (em inglês, sem tradução simultânea).

Os cursos terão custo de inscrição de 130 (Oficina de Efeitos Especiais e Maquiagem) e 120 reais (Curso “Giallo”).

A quem quiser participar dos dois cursos, o custo total será de 230 reais. Para inscrições, escrever para nicolas@fantaspoa.com.

Abaixo, mais informações sobre cada curso:
Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem Datas: 04 e 05 de maio de 2013, das 14h às 19h.
Valor de inscrição: 130 reais.
Número máximo de participantes: 20.
Local: Casa de Cultura Mário Quintana.
Objetivo: capacitar pessoas na produção de efeitos especiais e, assim, agregar valor à produção cultural brasileira e proporcionar ao mercado opções diversificadas de técnicas e produtos que seguem os altos padrões de qualidade. Conteúdo:

  • História dos Efeitos em Maquiagem: Das cavernas a Rick Baker.
  • Conhecendo Materiais: Cosméticos artísticos e técnicos.
  • Bases e Solventes para Pigmentação: Óleo, água e álcool.
  • Técnica de Maquiagem Duas Dimensões: Hematomas, cortes e queimaduras.
  • Maquiagem em Três Dimensões Utilizando Látex: Hematomas e inchaços, cortes profundos, queimaduras de terceiro grau.
  • Fabricação de Massa Moldável: Modelando personagens.
  • Fabricação de Sangue: Tonalidades, densidades e aplicações.
  • Construção Conceitual e Física dos Personagens: Concepção, planejamento e realização.
  • Criação Prática de Personagens.

Os Alunos da oficina aprenderão a produzir os próprios materiais, em sua maioria natural e biodegradável. (Massa de trigo, verniz à base de breu, papel, etc.).

Sobre o oficineiro: Rodrigo Aragão trabalha na área dos efeitos especiais há quase 20 anos. No currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curtas metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Com o primeiro longa metragem, Mangue Negro (2008), considerado Cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais. Com o segundo filme, A Noite do Chupacabras (2011) veio a concepção de um monstro 100% latino americano, e hoje, com seu terceiro longa, Mar Negro, Aragão se estabeleceu como uma referência em Maquiagem FX no Brasil. Aos interessados, inscrevam-se logo pois as vagas são limitadas.

Cru

Atividades

Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem

De 03 a 19 de maio, acontece o IX Fantaspoa. Além das diversas sessões de exibição, o evento trará duas atividades de formação: a “Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem”, ministrada pelo diretor capixaba e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão; e o curso teórico “Giallo”, ministrado pelo diretor italiano Luigi Cozzi.

Curso Teórico sobre Giallo

Originalmente utilizado para descrever livros de bolso baratos de suspense e mistério, que eram publicados na Itália com capas amarelas, o termo "giallo" (amarelo, em italiano) passou a nomear um ciclo de filmes produzidos no país entre as décadas de 1960 e 1970.

Exposição de fotos Profondo Giallo

O cinema de terror italiano teve seu auge nos anos setenta e oitenta. Diretores como Mario Bava, Dario Argento e Lucio Fulci, tiveram uma contribuição vital para o desenvolvimento cinematográfico desse gênero.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço único de R$6,00 (seis reais). Os ingressos para o Cine Santander Cultural podem ser comprados com antecedência pelo site www.ingressorapido.com.br.

As demais salas (Cine Bancários, Sala Eduardo Hirtz e Sala Paulo Amorim) começam a vender os ingressos 30 minutos antes das exibições.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.