Petrobras
Governo Federal

Notí�cias

01
Jun

Fantaspoa anuncia os vencedores de sua décima segunda edição

O XII Fantaspoa chegou ao fim contabilizando um público de oito mil espectadores em suas atividades que envolveram, além das habituais sessões de cinema nas salas CineBancários, Cine Santander Cultural e Cinemateca Capitólio, workshops, sessão musicada, cursos, palestras, festas, o Fantaspoa CineKombi, mostra itinerante inédita no festival, e as Sessões Petrobras, com uma mostra especial retrospectiva do cinema brasileiro, que exibiu filmes raros e que contou com as ilustres presenças de Antonio Carlos da Fontoura (Espelho de Carne), André Faria (Prata Palomares), André Barcinski (comentando Finis Hominis) e Guilherme de Almeida Prado (A Hora Mágica e Perfume de Gardênia). Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, que assina o patrocínio junto com o Banrisul, o evento apresentou mais de 100 filmes curtas e longas-metragens e trouxe a Porto Alegre mais de 40 convidados e reuniu alguns dos mais talentosos e promissores profissionais da sétima arte da atualidade, criando um rico ambiente de troca de informações e experiências e de estabelecimento de contatos.

 

Na abertura do evento, foi apresentado "Kryptonita", um dos maiores sucessos domésticos da Argentina em 2015 e cuja produção associada foi assinada pela Fantaspoa Produções. No encerramento, que contou com a première internacional de "Antibirth", de Danny Perez, foram anunciados os vencedores da décima segunda edição do festival, além do novo projeto de produção fílmica da Fantaspoa Produções: o longa-metragem "Odradek", que será dirigido por Guilherme de Almeida Prado - homenageado nesta edição do evento - em sua primeira incursão internacional e estrelado por Kristina Klebe, Lautaro Delgado e Juan Palomino. Reforçando o compromisso de estimular a realização cinematográfica, o Fantaspoa também apresentou o longa-metragem "FantastiCozzi", cuja produção é assinada pela produtora do festival e a direção é de Felipe M. Guerra; além de produzir, durante o evento, "Tragam-me a Cabeça de Antonio Mayans" curta-metragem dirigido por Guerra e estrelado por Antonio Mayans - ator homenageado do Fantaspoa - e Valentín Javier Diment.

 

Na segunda metade de julho, o Cine Santander Cultural receberá a mostra Fantaspoa Revisitado. Será a oportunidade de o público assistir à maioria dos filmes premiados dessa edição do evento, bem como os favoritos do público e da curadoria.

 

Os vencedores da décima segunda edição do festival são:

 

Prêmios do júri oficial

 

Curtas-Metragens: jurados Fernando Sanches, Giordano Gio e Rodrigo de Oliveira

Melhor Curta Nacional: Tarântula, de Aly Muritiba e Marja Calafange; e Castillo y el Armado, de Pedro Harres

Melhor Curta de Animação Internacional: A Blue Room, de Tomasz Siwinski.

Melhor Curta em Live-Action Internacional: Nasty, de Prano Bailey-Bon.

 

Mostra Ibero-Americana: jurados JJ Weber e Carlos Primati

Melhor Filme: O Elo Podre, de Valentín Javier Diment

Melhor Direção: Pablo Parés, por Daemonium - Soldado do Inframundo; e Gordura.

Melhor Roteiro: Através da Sombra, roteirizado por Nelson Caldas, Adriana Falcão, Walter Lima Jr. e Guilherme Vasconcelos.

Melhor Atriz: Virginia Cavendish, por Através da Sombra.

Melhor Ator: Luis Ziembrowski, por O Elo Podre.

 

 

Competição Internacional: jurados André Kleinert e Diego Faraone

Melhor Filme: O Pesadelo, de Akiz

Melhor Direção: Rio, de Jamie M. Dagg

Melhor Atriz: Narges Rashidi , por Sob a Sombra

Melhor Ator: Aharon Traitel, por Tikkun

Melhor Roteiro: Chris Lee Hill e Tyler MacIntyre, por Patchwork

Melhor Direção de Arte: Hellions, dirigido por Bruce McDonald

Melhores Efeitos Especiais: O Ataque dos Zumbis da Calça de Couro, dirigido por Dominik Hartl

Menção Honrosa por Originalidade: O Aberto, de Marc Lahore

Menção Honrosa por Melhor Banho de Sangue: Baskin, de Can Evrenol

Menção Honrosa por Trilha Sonora: Road Duster, de Erik de Bruyn

 

 

Prêmios de Público

 

Melhor Curta Nacional: Castillo y el Armado, de Pedro Harres

Melhor Curta de Animação Internacional: A Blue Room, de Tomasz Siwinski

Melhor Curta em Live-Action Internacional: Beast, de Joob Nuntanat

Melhor Longa-Metragem: O Ataque dos Zumbis da Calça de Couro, de Dominik Hartl 

Mais notícias
Cru

Atividades

Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem

De 03 a 19 de maio, acontece o IX Fantaspoa. Além das diversas sessões de exibição, o evento trará duas atividades de formação: a “Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem”, ministrada pelo diretor capixaba e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão; e o curso teórico “Giallo”, ministrado pelo diretor italiano Luigi Cozzi.

Curso Teórico sobre Giallo

Originalmente utilizado para descrever livros de bolso baratos de suspense e mistério, que eram publicados na Itália com capas amarelas, o termo "giallo" (amarelo, em italiano) passou a nomear um ciclo de filmes produzidos no país entre as décadas de 1960 e 1970.

Exposição de fotos Profondo Giallo

O cinema de terror italiano teve seu auge nos anos setenta e oitenta. Diretores como Mario Bava, Dario Argento e Lucio Fulci, tiveram uma contribuição vital para o desenvolvimento cinematográfico desse gênero.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço único de R$6,00 (seis reais). Os ingressos para o Cine Santander Cultural podem ser comprados com antecedência pelo site www.ingressorapido.com.br.

As demais salas (Cine Bancários, Sala Eduardo Hirtz e Sala Paulo Amorim) começam a vender os ingressos 30 minutos antes das exibições.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.