Petrobras
Governo Federal

Notí�cias

28
Jun

Fantaspoa 2018 Revisitado e Atividades Paralelas

Apresentação

 

A décima quarta edição do Fantaspoa foi a mais bem sucedida da história, exibindo mais de 100 filmes para fãs ávidos de cinemaa de gênero, com uma série de atividades paralelas, cursos e debates.

 

18 destes filmes terão uma nova exibição entre os dias 29 de junho e 11 de julho, incluindo as 2 sessões musicadas ao vivo. É a última chance de apreciar o melhor do cinema fantástico Mundial neste, que é o mais belo cinema de Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio Petrobras. Compareça!

 

Os ingressos da mostra custam 10 reais e podem ser comprados antecipadamente  na bilheteria da Cinemateca Capitólio Petrobras.

 

Grade de Programação:

 

29 de junho – 20h - The Endless (Estados Unidos, Justin Benson e Aaron Moorhead, 111 min, CI: 14 anos)

Após receber um misterioso VHS, dois irmãos retornam ao culto do qual fugiram alguns anos atrás. Lá, descobrem que  as crenças do grupo podem ser mais realistas do que eles imaginavam.

 

30 de junho  - 18h - Rock Steady Row (Estados Unidos, Trevor Stevens, 78 min, CI: 14 anos)

Em seu primeiro dia na universidade Rock Steady, um calouro tem sua bicicleta roubada. Ele descobre que o campus é dominado por duas fraternidades, cuja renda vem do valioso mercado negro de bicicletas, e inicia uma guerra para recuperar seu bem roubado.

 

30 de junho - 20h - Plano-Sequência dos Mortos (Japão, Shin'ichirô Ueda, 95 min, CI: 14 anos)

O filme inicia com um longo plano-sequência envolvendo um prédio abandonado, experimentos militares, mortos-vivos e muito sangue. O que aparentemente é uma obra clichê se tornará algo inusitadamente diferente.

 

1 de julho - 20h – Madraza (Argentina, Hernan Aguilar, 94 min, CI: 16 anos)

Após a morte de seu companheiro, Matilde, uma humilde dona de casa, se torna uma assassina de aluguel para superar seu vazio emocional e as dificuldades financeiras.

 

3 de julho - 20h - Blood Fest (Estados Unidos, Owen Egerton, 92 min, CI: 18 anos)

Blood Fest é um festival que celebra icônicos filmes de horror. Ao descobrirem que o produtor do evento está filmando mortes reais no evento, um grupo de fãs, utilizando seus conhecimentos do gênero, se unirá para sobreviver.

 

4 de julho - 19h - Lançamento Mondo Cane 2.0 (Rua João Alfredo, 325)

 

4 de julho - 20h - Os Garotos Selvagens (França, Bertrand Mandico, 110 min, CI: 16 anos)

No século XIX, na ilha de La Réunion, cinco adolescentes cometem um crime selvagem. Um capitão holandês é contratado para levá-los em uma viagem de reeducação. Ao aportarem em uma ilha sobrenatural, eles decidem realizar um motim.

 

5 de julho – 19h – Velocipastor (Estados Unidos, China, Brendan Steere, 75 min, CI: 14 anos)

Após a perda dos pais, um padre viaja para China, onde herda um amuleto que o permite se tornar um dinossauro. Aterrorizado pelo seu novo poder, ele conhece uma prostitua que o convence a usar este dom para enfrentar o crime. E ninjas.

 

5 de julho – 20h 30 – Aterrorizados (Argentina, Demián Rugna, 85 min, CI: 16 anos)

Pessoas que desaparecem sem deixar rastros, mortos que voltam de seus túmulos. O delegado Maza tentará encontrar uma explicação para desvendar estes mistérios antes que o mal destrua a sociedade que conhecemos.

 

6 de julho - 19h – Ederlezi Rising (República Sérvia, Lazar Bodroza, 85 min, CI: 18 anos)

Em um futuro distópico socialista, Milutin é designado a um longo voo para entregar uma ideologia a uma colônia. Ele terá a companhia de Nimani, uma andróide. A essência do amor e da emoção entre os dois testará os limites da natureza humana.

 

6 de julho -  20h 30 - Puppet Master: The Littlest Reich (Estados Unidos, Reino Unido, Sonny Laguna, Tommy Wiklund,  90 min, CI: 18 anos)

Um jovem encontra um boneco em condições perfeitas e decide tentar vendê-lo numa convenção que celebra os 30 anos dos infames assassinatos de Toulon. Quando uma estranha força dá vida aos bonecos no evento, inicia-se uma tenebrosa matança.

 

7 de julho - 18h – The Dark (Aústria, Justin P. Lange,  95 min, CI: 18 anos)

Uma jovem garota canibal assombra a floresta na qual foi assassinada. Um dia, ela encontra um garoto vítima de abuso no porta-malas de um carro e toma a decisão de deixá-lo viver. Essa decisão mudará sua existência para sempre.

 

7 de julho - 20h – Hagazussa (Alemanha, Aústria, Lukas Feigelfeld, 102 min, CI: 14 anos)

A lenda sombria da jovem órfã Albrun e sua luta para preservar sua sanidade em um período no qual existe uma linha tênue entre magia, fé e loucura; e a população de zonas rurais é assombrada por crenças pagãs de bruxas.

 

8 de julho – 18h – Nosferatu (Alemanha, F.W. Murnau, 94 min, CI: 12 anos)

O Vampiro Conde Orlok está interessado em uma nova residência... E também na esposa do corretor de imóveis. A banda Jazz à Pampa, com a Ronaldo Pereira, da Kula Jazz compôs uma trilha sonora que executará ao vivo, durante a exibição do filme.

 

8 de julho – 20h – Frankenstein (Estados Unidos, James Whale, 70 min, CI: 12 anos)

Um cientista obcecado reconstrói o corpo humano a partir de cadáveres, baseado no clássico de Mary Shelley. A banda Quarto Sensorial uniu esforços com o Fu_k The Zeitgeist e criou uma trilha sonora que executará ao vivo, durante a exibição do filme.

 

8 de julho – 20h – Karaokê Vitoriano (Mondo Cane Bar – Rua João Alfredo, 325)

 

10 de julho - 19h – Luz (Alemanha, Tilman Singer,  70 min, CI: 16 anos)

Luz, uma jovem taxista, acaba parando na entrada de uma delegacia de polícia. Uma entidade demoníaca está possuindo diversos corpos e seguindo Luz, determinada a, finalmente, estar próxima à mulher que ama.

 

10 de julho - 20h 30 – Os Tigres Não Têm Medo (México,  Issa López,  83 min, CI: 18 anos )

Um conto de fadas sombrio sobre uma gangue de cinco crianças órfãs que tenta sobreviver à horrível violência submetida pelos cartéis mexicanos e aos fantasmas criados todos os dias na guerra às drogas.

 

11 de julho - 19h  -  Matar a Deus (Espanha, Caye Casas e Albert Pintó, 93 min, CI: 16 anos)

Quatro membros de uma família se preparam para celebrar o fim do ano em uma casa no campo. Um anão maltrapilho - que diz ser Deus - avisa que exterminará a humanidade ao amanhecer e que a família deve escolher os dois únicos sobreviventes.

 

11 de julho - 20h 30 - Vidar, o Vampiro (Noruega, Thomas Aske Berg, Fredrik Waldeland, 83 min, CI: 16 anos)

Um fazendeiro cristão da cidade de Stavanger, no interior da Noruega, buscando um propósito em sua vida, cai no pecado e, quando percebe, se transformou no Príncipe das Trevas.

 

Eventos:

 

Exposição “Frankenstein: 200 Anos do Prometeu Moderno”

 

2018 marca o bicentenário da publicação da obra cuja criatura se tornou a face da cultura de Horror.  “Frankenstein Ou O Prometeu Moderno” é um dos marcos iniciais da ficção científica e pilar do horror gótico, tendo sido um dos livros mais adaptados para as telas do cinema.

 

Os visitantes da Cinemateca Capitólio terão oportunidade de uma experiência imersiva dentro do laboratório de Victor Frankenstein,  criada por um coletivo de 25 artistas de todo o país, capitaneada por Leo Dias de Los Muertos, com o objetivo de ser o mais  possível à descrição da criatura no livro, passeando por diversas interpretações da história ao longo de dois séculos.

 

Devido ao sucesso no XIV Fantaspoa, a exposição segue em exibição até o dia 08 de julho e contará com um evento de encerramento, antes da última apresentação da sessão musicada, na Cinemateca Capitólio Petrobras, e um Karaokê Vitoriano no bar Mondo Cane.

04 de julho – 19h – Lançamento  Mondo Cane 2.0 (Rua João Alfredo, 325)

Um dos bares mais queridos do Fantaspoa, o Mondo Cane abrigou alguns dos eventos mais marcantes da história do festival. Foi naquele espaço que Mick Garris contou como foi trabalhar com Michael Jackson  no clipe mais caro da história e que Jaqen H'ghar, o assassino das mil faces soltou o vozeirão no videokê. Aquelas paredes têm histórias lindas pra contar. Por isso, decidimos unir forças com o Mondo Cane, que agora passará a ser o bar oficial do Fantaspoa. E, pra marcar essa novidade, convidamos todos a confraternizar este lançamento no bar mais cinéfilo da cidade.

08 de julho - 20h – Karaokê Vitoriano (Rua João Alfredo, 325)

Um dos maiores acontecimentos de artes plásticas deste ano no país, a exposição "Frankenstein: 200 anos do Prometeu Moderno" é uma grande lição de vida para todos: foi realizada em tempo recorde por um coletivo de mais de 25 artistas, demonstrando que, realmente, a união de forças é a melhor solução. Por isso, para marcar o encerramento da exposição, todos estão convocados para participarem de um incrível karaokê vitoriano, no querido Mondo Cane Bar.

Mais notícias
Cru

Atividades

Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem

De 03 a 19 de maio, acontece o IX Fantaspoa. Além das diversas sessões de exibição, o evento trará duas atividades de formação: a “Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem”, ministrada pelo diretor capixaba e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão; e o curso teórico “Giallo”, ministrado pelo diretor italiano Luigi Cozzi.

Curso Teórico sobre Giallo

Originalmente utilizado para descrever livros de bolso baratos de suspense e mistério, que eram publicados na Itália com capas amarelas, o termo "giallo" (amarelo, em italiano) passou a nomear um ciclo de filmes produzidos no país entre as décadas de 1960 e 1970.

Exposição de fotos Profondo Giallo

O cinema de terror italiano teve seu auge nos anos setenta e oitenta. Diretores como Mario Bava, Dario Argento e Lucio Fulci, tiveram uma contribuição vital para o desenvolvimento cinematográfico desse gênero.

Informações

Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço único de R$6,00 (seis reais). Os ingressos para o Cine Santander Cultural podem ser comprados com antecedência pelo site www.ingressorapido.com.br.

As demais salas (Cine Bancários, Sala Eduardo Hirtz e Sala Paulo Amorim) começam a vender os ingressos 30 minutos antes das exibições.

Chegue cedo para garantir o seu ingresso.