Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
     
Notícias »
 
Dia 24/07/2009 - 19:21

Chegamos ao fim de mais um Fantaspoa. O público estimado dessa edição gira ao redor dos 5.000 espectadores, entre as sessões do festival, paralelas e prévias.

Cabe ainda lembrar que houve um expressivo aumento em relação à edição anterior do festival, apesar da redução de 6 para 4 salas de cinema. Isso nos leva a acreditar que estamos tomando decisões corretas, seja na continuidade do festival, seja nas alterações que fizemos no decorrer desse ano.

Em tudo correndo bem, voltaremos em 2010 com algum patrocinador, possibilitando não somente o aumento da qualidade do material exibido, como também atividades paralelas cada vez mais interessantes, assim como a presença de um número ainda mais expressivo de convidados.

Contamos com a presença e o apoio contínuo de vocês, espectadores, que fazem com que esse evento se firme não como um festival importante para a cidade, ou como um festival de gênero, mas sim como uma referência internacional.

Por fim, segue abaixo a lista dos premiados:

Curtas
- Animação nacional:
Dossiê Rê Bordosa e O menino que plantava invernos (empate) Menção honrosa: Voltage

- Animação internacional
The Separation
Menção honrosa: Violeta

- Live Action Nacional
Bicho
Menção: Na terra das monções

- Live action internacional
The Basket Case
Menções: "El hombre feliz" e "El ataque de los robots de Nebulosa 5".

Longas
Melhor filme: Zibahkhana - Estrada para o Inferno Melhor direção: Vadim Jean - A Cor da Magia Melhor ator: Marc Senter: O Perdido Melhor atriz:Maria Inez Alonso e Veronica Mari (Breaking Nikki) Melhor roteiro: Chris Gardner e Blair Rowan (Sangue na Estrada) Melhores efeitos especiais: Tokyo Gore Police Melhor screaming queen: Misty Mundae (A Ira) Melhor banho de sangue: Caça aos porcos Menção honrosa: elenco infanto-juvenil de "A garota da casa ao lado".

Júri popular:
Animação brasileira: Dossiê Rê Bordosa
Live Action brasileiro: Bicho
Live action Internacional: Porque hay cosas que nunca se olvidam Animação internacional I: Dans la téte Melhor filme longa-metragem: The Machine Girl

Dia 19/07/2009 - 08:00

Último dia do festival. Todos vocês podem aproveitar bastante esse dia, pois só voltaremos para Porto Alegre no ano que vem.

Teremos uma sessão surpresa na Sala P.F. Gastal, às 17:00. Após, exibição de “Patrícia Gennice”, com presença e comentários do diretor de Carlos Barbosa Felipe Guerra. Por último, às 21:00, sessão de divulgação dos vencedores do V Fantaspoa. Até a próxima! Obrigado por nos acompanharem nessa maratona maravilhosa!

Patrícia Gennice

Dia 18/07/2009 - 08:00

Todos os filmes exibidos hoje estão em sua última sessão no V Fantaspoa. Chegando próximo ao fim do festival, realizaremos uma sessão com David Blyth.

Nessa sessão, será exibido o filme “Guerra para Morte”. Filme este que, em 1984, tornou-se cult e fez o então jovem David ser convidado a trabalhar em Hollywood. Juntamente com “Guerra para Morte”, será exibido curta-metragem realizado em decorrência de curso de Roteiro, Produção e Direção.

Dia 17/07/2009 - 08:00

Chegando quase ao final da maratona do V Fantaspoa, apresentamos a já tradicional sessão Grindhouse. Nesse ano, apresentaremos o filme “Zombie Girl”, seguido de “Pathogen”.

O primeiro trata-se da realização do segundo. Pathogen foi realizado por uma garotinha norte-americana de 12 anos, e envolve zumbis e muito sangue. Zombie Girl mostra todas as dificuldades que Emily Hagins passou para realizar seu primeiro filme.

Astropia

Dia 16/07/2009 - 08:00

Premiére latino-americana de “A cor da magia”, de Jean Vadim. Trata-se de um filme baseado numa obra de Terry Pratchett, que envolve um mundo paralelo chamado Discworld.

Outro filme do mesmo diretor, chamado “Hogfather”, compôs a mostra competitiva do IV Fantaspoa e foi premiado como melhor filme da mostra. Além desse filme, temos as últimas sessões de “A descendência”, “Absurdistão”, “A garota da casa ao lado”, “1000 diários”, “Carrinhos da escuridão”, “Pule! Grite! Berre!” e “Enxame negro”.


Dia 15/07/2009 - 08:00

Faltam 5 dias para o final do festival. Teremos as últimas sessões de “Maldito Bastardo!”, “Halloween: 25 anos de terror”, “Mondo Collecto” e “A Ira”.

Mesmo assim, teremos premiéres latino-americanas de “Astrópia” e “O perdido”. Este último foi baseado em livro escrito por Jack Ketchum, autor considerado, por Stephen King, como um dos melhores da atualidade no gênero horror.
Astropia

Mesmo assim, teremos premiéres latino-americanas de “Astrópia” e “O perdido”. Este último foi baseado em livro escrito por Jack Ketchum, autor considerado, por Stephen King, como um dos melhores da atualidade no gênero horror.
O horóscopo diz que é um belo dia para ver um filme asiático? Então veja “Tokyo Gore Police” às 19 no Cine Bancários.
Nada de asiáticos? Prefere ver um filme argentino? Temos o “O Bosque”, às 19 no Cine Santander. Quer um faroeste fantástico? “Deixados para morrer”, às 17 no Cine Santander.
Se nada disso for de seu interesse e você queria ver coisas mais reais, passe pro mostra de documentários. Às 15, “Halloween: 25 anos de terror”, documentário sobre a série de filmes “Halloween”; às 16, “Segunda Pele”, sobre jogadores maníacos viciados em video-game; às 19, “Mondo Collecto”, sobre loucos colecionadores de coisas muito bizarras. Todos os documentários estão na sala Norberto Lubisco.

Dia 14/07/2009 - 08:00

Última sessão de “Lago Maldito” hoje. E premiéres latino-americanas de “O príncipe deste mundo”, “Filme caseiro” e “O diabo me desafiou”.

Atendendo a vários pedidos, realizaremos uma sessão do filme “Mangue negro”, que teve exibição na abertura do IV Fantaspoa. A cópia a ser exibida é a versão final do filme. Ou seja, difere um pouco da que foi mostrada ao público na edição anterior do Fantaspoa.
Teremos a ilustre presença do senhor Rodrigo Aragão, diretor do filme. Ele comentará sobre o filme, e conversará com o público.

Dia 12/07/2009 - 08:00

Mais um dia maravilhoso com muitos filmes à disposição de todos!

Vejam seus programas e façam suas programações. Alguns filmes estão tendo, hoje, sua última sessão. São eles: “Dança dos Mortos” e “Marmorera”. Então, é a última chamada.
À noite, às 19:00, no Cine Bancários, teremos uma sessão surpresa.
É a magia da descoberta!
Mesmos valores, 4 reais cada sessão.

Dia 11/07/2009 - 09:49

Bom dia, pessoal!

O segundo dia da mostra competitiva promete vários títulos interessantes. Vamos exibir, citando aleatoriamente, “Idiotas e Anjos”, de Bill Plympton, “Absurdistão”, de Veit Helmer, “Exte: Extensões Capilares”, de Sion Sono e muitos outros grandes filmes. O fechamento da noite se dará na Sala PF Gastal, às 21:00, com a sessão dupla de “Amarrados por Prazer” e “Noites Transfiguradas”. Teremos a presença do diretor desses filmes, o neo-zeolandês David Blyth. Ele estará passando por Porto Alegre para conferir os filmes do festival e comentar seus filmes.
Compareçam!

Dia 10/07/2009 - 09:49

Hoje é o grande dia em que se inicia a Mostra Competitiva do V Fantaspoa.
São 33 filmes, oriundos de 16 países, num total de 76 sessões.

A maioria das obras é inédita em território brasileiro, e a mostra inclui até mesmo uma premiére mundial: “A descendência”, de Andrew van den Houten.
Aproveitem, pode ser a última vez que esses filmes serão exibidos em salas de cinema de Porto Alegre.
Quem não quiser ver os longas-metragens de ficção, ou quiser dar um tempo pra ficção, pode conferir a mostra de documentários do V Fantaspoa. Tem muita coisa interessante!

Amanhã iniciará o curso “História do Cinema de Horror”, de Carlos Primati. Caso estejam interessados em participar, inscrevam-se até hoje. Telefonem para 8436-2968

Breaking Nikki

Destaque: Sessão das 19:00 no Cine Bancários.
Exibição de “Breaking Nikki”, que conta a história de Nikki, uma prostituta, que vai oferecer seus serviços a Devon. Este pede para que Nikki finja ser Susan, sua ex-esposa. Assim que Nikki acorda, percebe que está presa no apartamento de Devon, e é forçada a virar Susan.
Sessão comentada pelo diretor Hernán Findling.

Hernán Findling estará ministrando, juntamente com David Blyth e Fernando Mantelli, curso de Roteiro, Produção e Direção. O curso será realizado nos dias 04, 05, 11 e 12 de julho, e será filmado um curta-metragem. Este será exibido na sessão do dia 18 de julho, na Sala PF Gastal, juntamente com o filme “Guerra para Morte”, e com presença de David Blyth. O curso custa 200 reais e, para se inscrever, basta enviar um e-mail para fantaspoa@fantaspoa,com ou telefonar para 8436-2968.

 
« Voltar
 
Filmes de A-Z
Selecione por sala
Sala PF Gastal Santander Cultural
Norberto Lubisco Cine Bancários
Enviar Email
Produzido por PortoCultura.com.br